Uma ótima forma de se manter informado, buscar ajuda ou ajudar os outros e tirar dúvidas é fazer parte de grupos com portadores de Crohn e Colite. Seja pelo Facebook* ou WhatsApp.

E desde domingo, 20/09/2015, vários portadores de DII anônimos, até então, aderiram a campanha #NemparecequetemCrohn/Colite, mostrarando sua cara e divulgando o que carregam há meses ou em alguns casos, há 20 anos, em remissão ou em crise. Minha Timeline se encheu de muitas pessoas que eu nunca vi ou pensaria, realmente, "Nem parece que ela tem Crohn/Colite", caso visse em algum lugar.

Campanhas como essa são muito importantes pra vermos que não estamos sozinhos, que as nossas dores, que ninguém nunca sentiu, é o sentimento mais comum entre nós, citando Melhor Assim dos Engenheiros do Hawaii. Cada vez mais vejo pessoas sendo diagnosticadas com uma DII, particularmente, eu as considero uma doença moderna, causada por tanto stress e preocupações das nossas vidas atualmente. E o começo é sempre difícil, saber dos sintomas, que não tem cura, dos remédios que precisamos tomar e muitas vezes nos assustamos, mas ver exemplos como esses nos motivam, talvez o seu vizinho seja portador e você nem saiba Precisamos nos manter unidos, garantir nossos direitos pelo governo, criar eventos e divulgar para os recém diagnosticados não se assustem ou não queiram se tratar, como eu já vi, e não apenas ficarmos nos lamentando.

O que vi foi pessoas completamente normais, felizes, fazendo atividades e conquistando suas coisas, como qualquer outra pessoa que não tem uma DII ou doença crônica. Pois é o que somos, capazes de ter uma vida normal e até mais saudável do que as outras pessoas, com restrições alimentares, tomando remédios, pra nos manter em remissão. Com o tempo aprendemos a controlar a DII e a não permitir que ela controle nossas vidas.

*Grupos e páginas relacionados a DII no facebook:

#Nemparecequetem

Doença de Crohn e Colite Ulcerativa

Grupo de doença inflamatória retocolite ulcerativa e crohn.

Doença de Crohn

Colite Ulcerosa